Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais

Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais

CAMPANHA ELEITORAL PARA VEREADOR EM CIDADE PEQUENA: UM ESTUDO DE CASO

FLÁVIO MOISÉS DE ARAÚJO*

A peculiaridade das campanhas eleitorais em cidades pequenas apresenta muitos objetos de estudo interessantes para o campo do marketing político e marketing eleitoral. A impossibilidade de utilizar a propaganda na televisão, a inexistência de segundo turno, os poucos recursos financeiros e a proximidade entre os candidatos e os eleitores são alguns dos itens que tornam essas campanhas bastante diferenciadas em relação às campanhas dos grandes centros. Segundo o IBGE, o Brasil possui 5565 municípios1 . De acordo com estimativas de 2012, destes municípios apenas 288 possuem mais de 100 mil habitantes, o que equivale a pouco mais de 5%. Apenas 136 possuem mais de 200 mil habitantes – o número mínimo para a existência do segundo turno nas eleições, cerca de 2,5% do total. E ainda, aproximadamente 75% dos municípios brasileiros possuem menos de 20 mil habitantes. 

Embora seja comum encontrarmos os termos “marketing político” e “marketing eleitoral” como sinônimos, há diferenças entre os dois conceitos: quando falamos de marketing político estamos tratando de uma estratégia permanente de aproximação do partido e do candidato com o cidadão. Já o eleitoral trata de uma estratégia voltada para o eleitor, com o objetivo de fazer o candidato vencer uma eleição (GOMES, 2004, p. 27).

Segue abaixo o link do artigo para estudos.

https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/52713/TCC_Campanha_eleitoral_para_vereador_em_cidade_pequena.pdf?sequence=1&isAllowed=y 

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